A oficina de esporte, no Programa, além de oferecer prazer lúdico para crianças e do adolescentes, busca desenvolver a coordenação motora, valências físicas, suas motricidades e também seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
A criança e adolescente, por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivência diversas experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a cerca.
No caso específico da educação física, o profissional dessa área possui ferramentas valiosas para provocar estímulos que levem a esse desenvolvimento de forma bastante prazerosa: a brincadeira, o jogo e o esporte.
A partir da brincadeira e do jogo, a criança utiliza a imaginação que “é um modo de funcionamento psicológico especificamente humano, que não está presente nos animais nem na criança muito pequena” (Rego, 1995, p.81).
A partir da utilização da imaginação, a criança deixa de levar em conta as características reais do objeto, se detendo no significado determinado pela brincadeira.
O professor, tem certa influência, nas crianças e adolescentes, pois é nele que elas se espelham, nos tomam como exemplos, em algumas ocasiões, como por exemplo: na vestimenta, no time que torce, na preferência do modalidade esportiva, além de desempenhar um vinculo maior de afinidade, pois ele é um grande interventor na vida da criança, porque além das diversas coisas citadas acima, é ele quem transfere seus conhecimentos e habilidades.
Para nós, recreadores na área de Educação Física, trabalhar no Programa PETI / Ação Criança Feliz é um exercício diário de superação, é deparar-se continuamente com a injustiça social, e com as privações.
Texto by professor Giuliano Fernandes Ávila
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